Sobre

previous arrow
next arrow
Slider

sobre

nossa história

A Associação Aquarela Pró-Autista, Organização da Sociedade Civil, filantrópica, sem fins lucrativos que nasceu da preocupação e da mobilização de um grupo de pais e pessoas da comunidade comprometidas com a causa dos Autistas. 

Em 2009 começou um movimento em prol do Autismo em Erechim, pois percebeu-se a extrema importância da causa e a necessidade de informação, conhecimento e qualificação técnica para o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

 A entidade foi constituída em 20 setembro de 2009, com a participação voluntária de um grupo que se propôs a prestar serviços, realizando reuniões e estudos aprofundados sobre o tema e partilhando-os com a comunidade, em especial com os pais dos autistas, além de qualificar profissionais e prestar atendimento adequado.

A entidade iniciou seu funcionamento em agosto 2011, e, a partir de abril de 2012 teve uma sede alugada na rua Antônio Burin, n° 35, Bairro Santa Catarina. Nesse ano foram iniciados os atendimentos com 11 autistas e suas respectivas famílias. 

A entidade trabalha com grande empenho na concretização de seu objetivo, que é o atendimento direto às crianças, jovens e adultos com Autismo, prestando suporte às famílias.

O grande desafio é estimular e desenvolver ao máximo a capacidade e o potencial do Autista, usando diferentes instrumentos, desenvolvidos ou adaptados. 

As atividades propostas são desenvolvidas por meio de oficinas: pedagógica, música, artes, psicomotricidade e informática. Há   acompanhamento de psicóloga e de assistente social. 

A entidade tem parcerias com Erechim e municípios da região, prestando atendimento direcionado ao autista.

A entidade busca ampliar o atendimento cognitivo e terapêutico multidisciplinar, de forma assistencial, apoiando e orientando as famílias dos autistas, visando o desenvolvimento, a autonomia e a integração social dessas crianças e jovens, como garante a Constituição Federal, sem discriminação. Nesse sentido, zela pela defesa dos direitos dessas pessoas, com vistas a assegurar-lhes vida digna e desenvolvimento integral, valendo-se de métodos e técnicas específicas para o aprendizado dos autistas.

OS PRINCIPAIS PROJETOS REALIZADOS NO PERÍODO DE 2009-2019

2009

⦁ Seminário Pandorga Autismo (Junho).

⦁ Assembleia de Fundação da Associação Aquarela Pró Autista (Setembro).

2010

⦁ Curso: Como desenvolver comportamentos desejáveis em crianças com necessidades especiais (Março).

⦁ Curso: Descobrindo as várias faces do Autismo (Maio).

⦁ I Seminário Transdisciplinar em Autismo e Educação (Julho-Dezembro).

⦁ I Encontro de Pais (Outubro).

2011

⦁ Curso de capacitação sobre PECS, rabisco e alfabetização de crianças com necessidades especiais (Abril).

⦁ Sede alugada da Aquarela (Setembro).

2012

⦁ Dia Mundial da Conscientização do Autismo (Abril).

⦁ Brechó na Praça (Junho).

⦁ Curso: Espectro Autista – abordagens pedagógicas (Outubro).

2013

⦁ Projeto Oficinas Culturais (MINC).

⦁ Brechó solidário.

⦁ Pedágios.

⦁ Registro COMDICAE (Nº 23/10).

⦁ Registro COMPEDE.

2014

⦁ Conferência: Direitos das pessoas com deficiência.

⦁ Encerramento do Projeto Pró Autista / oficinas culturais (MINC).

⦁ Brechó solidário.

⦁ Pedágio solidário.

2015

⦁ Palestra: A música como possibilidade pedagógica e terapêutica para pessoas com necessidades educativas especiais (Março).

⦁ Exposição de obras de arte e leilão – Frinape (Novembro).

2016

⦁ Curso de formação sobre Autismo.

⦁ Projeto Arte nos cartões.

⦁ Exposição de obras de arte produzidas pelos autistas – Teatro 25 de Julho (Agosto)

2017

⦁ Curso de Musicoterapia (Julho).

⦁ Leilão de obras de arte produzidas pelos autistas (Agosto).

⦁ Projeto Oficinas culturais.

⦁ Brechó solidário.

⦁ Curso de Capacitação.

⦁ Comas.

2018

⦁ Abertura de Brechó solidário em local fixo (Janeiro).

⦁ Leilão de obras de arte na Frinape (Novembro).

⦁ Brechó solidário.

⦁ Pedágio solidário.

⦁ Projeto ACESSUAS Trabalho.

2019

⦁ Campanha dia da Conscientização do Autismo (Abril).

⦁ Pedágio Solidário (Abril).

⦁ Jantar Baile – Aquarela 10 anos (Outubro).

⦁ Lançamento Projeto Pincelar – construção da sede própria da Associação Aquarela Pró Autista – (Outubro).

NOSSA EQUIPE

NEIVA GORETE SABEDOT

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Anglicana de Erechim-RS, pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Ideau de Getúlio Vargas, pós-graduação Lato Sensu Transtorno do Espectro Autista, CBI of Miami. Atualmente como Pedagoga na Associação Aquarela Pró Autista, desenvolvendo o trabalho na elaboração de Planejamentos Individuais para Autistas, Protocolos de Ensino Estruturado para Autistas, Acolhimento de Famílias e Encaminhamento de crianças para neuropediatras com suspeitas de autismo, Adequações e Adaptações Curriculares para Alunos com Autismo, Abordagens com Famílias, Palestras na área de Autismo, Elaboração de Material Pedagógico para trabalhar com Autistas, Aplicadora de Ensino Estruturado para Autistas “TEACCH”, Aplicadora de Comunicação Alternativa “PECS”, Atividades de Vida Diária com Autistas, Avaliação Complementar Diagnóstica para TEA, Planejamento e coordenação de reuniões de trabalho, coordenação de reunião de pais. Mais de 400 horas em Capacitação em Autismo. Coordenadora Pedagógica na Aquarela, Conselheira do COMPEDE- Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Erechim, Conselheira do CONDICAE- Conselho da criança e Adolescente de Erechim, Conselheira do COMAS - Conselho Municipal de Assistência Social.

MARCIELE ANA DEVALIERE

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada e das Missões URI Campus Erechim-RS (2008). É Mestre em Psicologia Clínica, pela Universidade do Vale dos Sinos-UNISINOS (2017). Atualmente é psicóloga escolar na Escola de Educação Básica Uri -Erechim, psicóloga clínica na Psiquê Serviços em Psicologia, Psicóloga Clínica na Associação Aquarela Pró- Autista de Erechim. Professora de Pós Graduação atuando no curso de Psicopedagogia. Tem experiência nas áreas da educação aspectos voltados aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da inclusão, deficiências e Transtorno do Espectro Autista- TEA entre outros.

ELISABETE GALINA TOLDO

Formada em Magistério pela Escola Estadual José Bonifácio, graduada em Licenciatura curta e plena em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai – URI, Especialista em Educação Especial pela Faculdade Internacional de Curitiba, especialista em Educação Infantil pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. Possui mais de 120 horas de curso de extensão em TEA. Atua como professora na oficina pedagógica na entidade.

ÂNGELA R. BREDOW HONZE

Formada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Especializada em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial pela Faculdade de Educação São Luís. Cursando Diaconia em Música pelo Seminário Concórdia de São Leopoldo, RS. HABILIDADES MUSICAIS: Teclado, violão, ritmo e canto. Atua como professora de oficina de musicalização na entidade.


GRASIELA GRAZZIOTIN

Formada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Especializada em Dança e ginastica de academia pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, IDEAU. Possui mais de 220 horas de cursos de extensão voltado ao aprendizado e desenvolvimento dos Autistas. Atua como professora na oficina de psicomotricidade na entidade.

SOLANGE F. POLETTO MORALES

Formada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Especialização em Interdisciplinaridade pela FACINTER e especialização em Design “Design para crianças” pela Faculdade Anglicana de Erechim – FAE. Coordenou o projeto de artes plásticas no CRAS voltado para os TEA. Proprietária do atelier de artes “Sol arte na arte” onde atende crianças e adolescentes realizando trabalho de artes plásticas. Atua como professora na oficina de artes na entidade.

ADRIANE BARBIZAN

Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade de Passo Fundo – UPF (2017). Pós-Graduação em Gestão do SUAS – Sistema Único de Assistência Social em andamento pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Experiência profissional com equipe de apoio matricial – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Atua como Assistente Social na entidade.

TATIANA GUELLA BACEDO

Formada em Magistério na Escola Estadual José Bonifácio - Erechim. Curso superior incompleto de Letras – URI – Erechim. Experiência profissional nas áreas de recepção, telefonista, cobrança, caixa, administrativo e coordenação de eventos. Atua como secretária na entidade.

conheça nossa

estrutura

Estruturas Física:

Prédio alugado com 200 m² de área construída em alvenaria, assim constituindo:

01 Sala de Recepção/Secretaria

01 Sala da Equipe Técnica;

01 Sala para Atividades Pedagógicas;

01 Sala de Música;

01 Sala para Oficinas e Trabalhos Individuais;

01 Sala de Educação Física – Psicomotricidade

01 Sala de Pintura;

01 Sala de Almoxarifado;

01 Lavanderia;

01 Cozinha;

01 Refeitório;

02 Banheiros;

 

Área Externa com balanço, cama elástica, casinha de brinquedo, escorregador e jardim sensorial.

Endereço:

Rua Antonio Burin, nº 35
Bairro Santa Caratina
Erechim/RS

Entre em contato conosco

+55 (54) 3712-3005

Horário de Atendimento:

Segunda–Sexta: 08:00 às 11:00 | 13:00 às 17:00