Oficinas

image1

NOSSAS OFICINAS

As oficinas desenvolvem atividades individuais e em grupos com o objetivo de estimular a linguagem, a comunicação verbal e não-verbal a interação social, o desenvolvimento expressivo, a capacidade motora ampla e fina e o aspecto cognitivo como um todo.

Nas oficinas são trabalhados valores que auxiliam na socialização no grupo familiar e na convivência social. 

Oficina de Musicalização

Na Oficina de Música são desenvolvidas atividades individuais e em grupos, com o objetivo de reduzir o estresse e a ansiedade, melhorando a qualidade de vida das pessoas autistas. Na prática musical, desenvolvem-se repertórios de canções, experimentação instrumental variada e atividades receptivas, que ajudam a estimular a livre expressão, trabalhando a parte cognitiva e motora, a comunicação e a interação sociocultural, trazendo assim benefícios perceptíveis.

Benefícios:

– Facilita a comunicação verbal e não verbal.

– Estimula a criatividade.

– Promove satisfação emocional. 

– Facilita a organização do pensamento.

–  Funciona como um importante instrumento de socialização. 

– Contribui para melhorar a qualidade de vida do autista e de sua família.

Oficinas de Psicomotricidade

A Oficina de Psicomotricidade desenvolve atividades individuais e em grupos com o objetivo de estimular a linguagem, a comunicação, a capacidade motora ampla e fina e o desenvolvimento cognitivo através do movimento. Essa oficina trabalha valores visando a socialização no grupo e a convivência social.

Com a psicomotricidade, é possível visualizar o ser humano da maneira mais completa possível, trabalhando de forma integrada habilidades motoras, associadas aos aspectos emocionais e cognitivos. 

Nessa oficina, desenvolve-se a noção corporal e espacial, a sensibilidade, a interação com o meio e com o outro, apropriando-se de sua imagem,  do  esquema corporal e da consciência de seu corpo dentro de um ambiente ou de um contexto.

 

Grupo de fortalecimento de vínculos

Este projeto visa desenvolver o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, conforme a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais, para a faixa etária de 6 a 59 anos. O objetivo é oferecer às pessoas oportunidades progressivas para inclusão social, além de estimular o descobrimento e desenvolvimento de habilidades artísticas. Isso será alcançado por meio de atividades lúdicas, culturais e esportivas que promovem expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, bem como capacitação para os serviços da vida diária.

Assistência Social

Atuando no acolhimento, escuta sensível dos usuários e suas famílias, através de visitas domiciliares, encaminhamentos e orientações assistenciais, entre outras demandas. Acolhida das famílias em situação de vulnerabilidade social com procedimentos profissionais, em defesa dos direitos humanos e sociais.

Cão terapia

Oficina de Cão Terapia ou Atividades Assistidas por Animais é um processo terapêutico formal, com procedimentos, objetivos, metodologia e critérios estabelecidos e cientificamente comprovados utilizados por profissionais da área da saúde que fazem do animal parte integrante do seu trabalho e tratamento. 

A inclusão de um cão no tratamento das crianças autistas aumenta quantativamente o comportamento social negativo, estimula o desenvolvimento de habilidades, como melhoria na comunicação aspectos motores bem como possibilita a modulação da ansiedade através de um novo foco de atenção, que é a presença do cão. 

Só o fato de escovar o cão já promove no autista atividade de estimulação motora melhorando o companheirismo, respeito e auto estima, caminhadas conduzidas pelos terapeutas com os animais e crianças autistas estimulam interesse pela vida e pela prática de exercícios físicos.

As atividades Assistidas por Animais do Projeto Super Patas, junto à Aquarela Pró Autista, acontecem quinzenalmente desde o ano de 2017 e demonstram ganhos significativos nos atendidos.

As atividades ocorrem de uma forma lúdica e livre. Os voluntários conversam com os assistidos, é uma interação benéfica, os cães, são afagados e o seu principal papel neste tipo de atividade é exatamente este, ganhar muito carinho, ficar no colo ou ao lado do assistido e a realização de alguns truques simples.

É muito gratificante receber o Super Patas. É um projeto feito na entidade de forma totalmente voluntaria, são muitos os cuidados e a responsabilidade de um projeto como este. Tudo é feito e preparado com muito carinho, pelos voluntários para que cada visita seja uma experiência única, de muita alegria e amor.

“Receber os cães terapeutas na Aquarela é ganhar um abraço, uns lambeijos deles, é como se fosse um coquetel de hormônios da alegria” Gratidão!!!

Atendimento Psicológico

Visam proporcionar aos usuários a autonomia de executar as atividades da vida diária, usando técnicas direcionadas, comunicação e independência. Trabalhar na organização de rotina, usar espaços adequadamente para melhor convívio social e independização da vida cotidiana.

PEDAGÓGICA

Atendimentos individuais e em grupos que visam desenvolver e potencializar a capacidade cognitiva dos usuários, tornando-os mais autônomos possíveis em seu cotidiano.